Começa 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa


Entre os dias 01 e 30 de novembro, os pecuaristas devem vacinar todos os bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses de idade contra a febre aftosa, apenas o Acre, Espírito Santo, Parana e parte de Roraima devem vacinar o rebanho completo.

Para os rebanhos localizados na região de fronteira e planalto, a vacinação deve ser feita até o dia 30 de novembro e registrada no site do IAGRO até o dia 15 de Dezembro através do site. Para os rebanhos da região de Pantanal a vacinação se estende até o dia 15 de Dezembro e o registro deve ser feito até o dia 30 de Dezembro, também através do site da IAGRO.

Em alguns casos mais específicos, determinados conforme critério do Governo do Estado, o registro também pode ser feito em escritórios locais.

No estado de Mato Grosso do Sul, a expectativa é de que 8 milhões de cabeças de animais sejam vacinadas.

O Estado tem se mantido entre os três melhores percentuais de cobertura vacinal do País, por meio do chamado Pnefa (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa) que prevê a retirada definitiva da vacinação até 2023.

Os animais destinados ao abate poderão transitar sem a vacinação da etapa vigente até o registro da CT-13 da propriedade, após este prazo todos deverão estar vacinados.


Comentários